segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Release site "na cabeça" - www.nacabeca.com.br

Jardim do Sorriso Anterior

Exposição de Retta Rettamozo inaugura nova galeriaA Experimenta – Galeria Arte e Cultura, novo espaço da arte experimetal, em São Paulo, abre suas portas com a exposição Jardim do Sorriso Anterior, projeto do artista curitibano Retta Rettamozo. Com uma coleção inédita de 20 telas, a maioria de 1,30mX2,00m, Retta apresenta o resultado do projeto que nasceu da oficina Arte, Terra e Retta. Todos os trabalhos são obras coletivas dos cinco membros da Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito, criada por ele. Retta propõe um novo olhar sobre o espaço, um reinventar do ver, uma nova perspectiva. ”A idéia é que estando em 2008, um novo jeito de ver tinha que ser descoberto. Sem horizontes...mais cósmico, mais hiper, mais verdadeiro...Ver a terra com o olhar de Icaro, como uma criança em cima da árvore...como um macaco no seu galho!!!”, coloca o artista sobre seu projeto e continua “ a busca é por um ver e comover o planeta”. Para Guto Lacaz, “Nem a geometria sabia que um novo conceito de Retta existia”, comenta sobre a proposta deste multi-artista. A Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaí é composta por: Retta Rettamozo, Patrick Albuquerque, Rafaelo Góes, Odécio Adriano e Carlo Rettamozo.A coleção Jardim do Sorriso Anterior estará à venda, com preços que variam de R$ 5.000,00 de R$ 8.000,00.

Considerado um dos maiores artistas do sul do país, Retta é também escritor, músico, cenógrafo, poeta, e é admirado por outros artistas e intelectuais. Participou da 24ª.Bienal de São Paulo e recentemente, em 2007, da exposição Arte como Questão -Anos 70, no Instituto Tomie Ohtake.Com instalações premiadas nas edições de 1975 a 1978 do Salão Paranaense de Artes e 14ª Bienal de São Paulo, Rettamozo tem participações no Salão Nacional de Arte do Rio de Janeiro e em exposições e espetáculos no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de mostras no Japão e em Portugal. Como músico, Rettamozo atuou na abertura de shows de Cazuza com o Barão Vermelho, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e do espetáculo “Nordestinos” com Renato Aragão, Amelinha, Gaúcho da Fronteira e Nei Lisboa.É autor dos livros “Nuvem Menina” (infantil), “Para refletir use o espelho” (poemas gráficos), “Não fique doente” (ficção – interferências) e “Rettamorfose” (arte/processo). Também lançou o CD infantil “Música Boa pra Cachorro” e as peças de teatro “Bichomem” (com Paulo Vítola e Marinho Galera” e “Vampiração Total”. Retta é do tipo contagiante, está sempre aprontando arte, parece que nunca perde o bom humor. E é uma pessoa que instiga quem está por perto a se meter com arte também, ele faz parecer tão fácil.

Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 10h às 13hESTACIONAMENTO: terceirizado (Edifício Dacon). Vernissage dia 02 de setembro às 19h. De 2 a 13 de setembro


RETTA RETTAMOZO - Por Joice Gumiel Passos ( Membro ABCA/AICA)

Uma obra em conjunto, quase anônima, é a atual proposta de Rettamozo, autor e regente da Sociedade dos Pintores do Angulo Insólito do Vale do Itajaí Açu.Gaúcho, radicado no Paraná, funda este grupo, após a oficina: Arte, Terra e Retta, no Vale do Itajaí, e com ele propõe alguns motes teóricos, quase um manifesto, motivadores da ação utópica de uma (n)ova poética para a velha pintura, que ainda, de quebra, além de trágica pode ser divertida e fazer novos amigos.Faz parte destes motes o Ângulo Insólito ( Roland Barthes), ângulo de piquete, de topo:” (...) nestes trabalhos ninguém pode estar olhando de cima, todos tem que estar ligados no chão!!!!!!!!!! Ou então minha arte vira ilustração ou apenas uma demonstra-cão de “olha eu aqui mamãe”, (retta), e os temas de topo reproduzem na sombra o seu duplo.Este mote propõe a terra como tema, personagem e matéria prima. As terras de Curitiba, de Itajaí, de Piraquara, de Campo Largo, de Londrina e de Brasília, pintam as telas do grupo... Desta terra, nesta terra, para esta terra... a terra trágica concentrada, vista de topo, mais os pássaros, as borboletas, os peixes, as joaninhas, as capivaras, os gravetos, as sementes de pinheiro e os contrapontos: os piões, as bolas de gude, as bolas de tênis, mais o cachorro de verdade e o de pelúcia ... as meninas, os meninos , o palhaço , de verdade e de mentira... Quase sempre contam uma quase história, num quase haikai , numa quase cabala... e o segundo mote : o caos organizador do espaço profundo... o que produz a nova paisagem que deriva daquela que a gente pisa e que nos traz reminiscências culturais e existenciais :“ (...) depois de caminhar sobre a terra, pé sujo, descalço, ensapatado, andar de bicicleta com pneu sujo de barro de uma região diferente, bate um vento e as folhas e flores voam enchendo a tela de cores e sombras que determinam a hora...pinto o tempo, pois,pois ... caos organizador do espaço profundo(...) (retta).O terceiro mote, a hipermodernidade, que anuncia: terra à vista!!!!!!!!!! É a paisagem na sola do pé ou na roda da bicicleta para percorrer esta terra, nesta terra, desta terra, feito e com o jeito de terra, olhar de topo que remete o duplo, trágico e sem salvação. MEDIEVO RETTA HIPERMODERNO que te proteja Zeus e o pára-raios!!!!!!!!!!.

Local : Galeria Experimenta
Endereço : Rua Gumercindo Saraiva, 54 - lobby da agência Farah Service
Bairro : Jd. Europa
Cidade : São Paulo

Nenhum comentário: